sábado, 6 de setembro de 2008

MEC RECONHECE LEGALIDADE DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUIROPRAXIA PARA FISIOTERAPEUTAS DA UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

O Sindicato intitulado SINDIQUIRO/RS denunciou no Ministério da Educação (MEC), de forma indevida e temerária, o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Quiropraxia para Fisioterapeutas da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Na verdade trata-se de um Sindicato que nem mesmo temos informações acerca de sua regularidade legal o qual se diz representante dos graduados em cursos de quiropraxia.


A Associação de Brasileira de Quiropraxia (ABQ), que diz representar os egressos dos cursos de graduação em quiropraxia da FEEVALE e da Anhembi-Morumbi apresentou denúncia similar a vários órgãos controladores externos. O pedido da ABQ chegou às mãos do promotor público, Sandro de Souza Ferreira do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul da cidade de Novo Hamburgo, que se deu por impedido alegando vínculo com a FEEVALE. Em ato contínuo o reitor da FEEVALE, Ramón Fernando da Cunha apresenta ao Ministério Público uma lista incorreta com os suposto nomes dos docentes do curso da UNAERP. Sem ouvir a UNAERP sobre as descabidas alegações, o promotor Manuel Luiz Prestes Guimarães solicita à Justiça de Novo Hamburgo o cancelamento do curso. A juíza Lia Genrke Brandão também sem ouvir a UNAERP, concedeu um liminar impedindo o funcionamento do curso.


Todas as ilações e inverdades apresentadas pelo Sindicato fantasma e pela ABQ foram desmentidas pelo Ministério da Educação, que é o órgão competente para fiscalizar os cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. Na manifestação o MEC decidiu:


"...Concluímos, portanto, não haver qualquer irregularidade na oferta do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Quiropraxia ofertado pela Universidade de Ribeirão Preto." (grifo nosso).

Visite http://blogdofisioterapeuta.blogspot.com/ e veja as inverdades do SINDIQUIRO/RS, da ABQ, as ações tomadas pelo promotor e as decisões da Juíza.


Para acesso aos documentos clique :

  • aqui para ler a íntegra da denúncia do sindicato;
  • aqui para a manifestação da UNAERP ao Ministério da Educação;
  • aqui para a decisão do MEC reconhecendo a legalidade do Curso de Pós-graduação em Quiropraxia para Fisioterapeutas da UNAERP.

Agora cabe perguntar: Quem pagará os prejuízos sofridos pela UNAERP, pelos seus docentes e pelos seus alunos? Notifique que em nenhum momento as partes interessadas (UNAERP, docentes e alunos) manifestaram qualquer dúvida ou descontentamento com o curso.


As autoridades competentes precisam apurar de forma enérgica as responsabilidades das partes envolvidas neste triste e lamentável episódio. Tudo isso poderia ter sido evitado se tivessem usado o princípio da razoabilidade e consultado o Ministério da Educação que é a única autoridade competente para avaliar o curso em tela.


Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida, Ft, MC, PhD

Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu da UNAERP

14 comentários:

Cleber Bombardelli disse...

ATE Q ENFIM, PERCEBO UMA LUZ NO FIM DO TUNEL, A JUSTIÇA COMO SEMPRE TARDA MAS NAO FALHA. E LAMENTAVEL QUE EM UM PAIS ONDE LIDERANÇAS PULITICAS DIZEM PRIORIZAR A EDUCAÇAO, OBSERVAM-SE A TODO MOMENTO UMA GRANDE DISPUTA DE "MARCADO" COM A ABERTURA DE CURSOS DE GRADUAÇAO IRREGULARES! O ENSINO NO PAIS TORNOU-SE MERA ESPECULAÇÃO FINANCEIRA, MUTAS VEZES PATROCINADAS POR INSTITUIÇOES OU UNIVERSIDADES ESTRANGEIRAS COM A FINALIDADE UNICA DE OBTER GANHOS APROVEITANDO-SE DA INOCÊNCIA DE JOVENS ACADÊMICOS EM CURSAR UMA "PSEUDOPROFISSAO".

PARABINIZO EM PRIMEIRO LUGAR O MEU AMIGO DR JOEL, A DRA INES, A UNAERP E POR ULTIMO NAS NAO MENOS IMPORTENTE O NOSSO ORGAO MAXIMO QUE REGE E REGULAMENTA O ENSINO MEC.
FICO TRISTE, EM CONTRAPARTIDA COM O JUDICIÁRIO GAUCHO POR DE FORMA TAO PRIMARIA CAUSAR UM DANO INCALCULÁVEL AOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS E A FISIOTERAPIA!

NAO CABERIA POR PARTE DA SUPOSTA E INCREDULA "ABQ", O JUDICIÁRIO, O "SINDIQUIRO" UMA RETRATAÇAO PUBLICA?

ACHO EM MINHA OPINAO QUE ISSO SERIA O MINIMO QUE DEVERIAMOS EXIGIR DE TAIS "INSTITUIÇOES"

QUERO VER O "BODANESE" EXPLICAR ISSO HEHEHEHE

Unknown disse...

Solicitação de esclarecimento.
certamente a consideração sobre aregularidade da UNAERP quanto à pós graduação é inquestionável( LDB). O que não ficou claro é se o Instituto Physion pode oferecer o curso , já que tem a chancelaria da UNAERP, fora da sua séde, ou seja,em Novo Hamburgo-RS.

Unknown disse...

Agora mais uma vez nossa categoria está sendo protegida. Como pós graduado em quiro pela UNAERP na sua 1ª turma junto ao IMAS(instituto Matheus de Souza)fico mais aliviado sobre a posição do MEC junto ao curso, que ja era favorável, mas mesmo assim, ainda há quem queira todo o "ouro" para sim próprio, infelizmente existe gente assim ainda, mas felizmente nossa categoria de fisioterapeutas está se fortalecendo mais com o apoio do Crefito 3. Espero que esse problema não se repita mais. Parabéns a Unaerp, e ao Crefito3.

Unknown disse...

Tentando ser mais objetivo:
Certamente a consideração sobre a regularidade da UNAERP quanto à pós graduação é inquestionável( LDB). O que não ficou claro é se o Instituto Physion pode oferecer o curso fora de sua séde, ou seja, em Novo Hamburgo-RS, pois quem oferece o curso não é a UNAERP e sim o Instituto.
O que de fato me preocupa é se os colegas de Novo Hamburgo que iniciram o curso poderão dar continuidade, em Novo Hamburgo mesmo, sem maiores problemas.

Unknown disse...

Fernando,
c omo advogado do Instituto Physion, peço licensa ao Prof. Gil e respondo:
1. O Instituto Physion, NÃO ofereceu o curso em questão em Novo Hamburgo. Ele contribuiu ADMINISTRATIVAMENTE, ou seja, divulgando, cuidando do local, hospedagem etc.
2. O Instituto Physion pode oferecer cursos LIVRES em qualquer lugar do Brasil. É um direito que lhe é assegurado pela Constituição.
Espero ter ajudado
Luiz Alberto Calil

Joel Eufrazio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joel Eufrazio disse...

A manifestação do MEC é a vitória da fisioterapia brasileira. E o reconhecimento da validade do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Quiropraxia para Fisioterapeutas da UNAERP é o coroamento e a justa recompensa a dedicação da precursora da fisioterapia quiropraxica, Dra. INÊS YOSHIE NAKASHIMA, presidente da ABRAFIQ - Associação Braisliera de Fisioterapeutas Quiropraxistas e ao magnífico Prof. Dr. GIL LÚCIO ALMEIDA, Coordenador do Curso, renomado educador, Cidadâo Paulistano e brilhante Presidente do CREFITO 3 -Conselho Regional de Fisioterapeutas e Terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo.
Parabéns aos fisioterapeutas quiropraxistas, especialmente aqueles que tem se comprometido com a causa!
Reconhecimento especial ao a atual direção do COFFITO, representado pelo Presidente Dr. Roberto Cepeda

Saúde e Beleza fazem a difrença disse...

Diante dessa brilhante vitória do Crefito 3 do Estado de Sao Paulo, da Unaerp e do Instituto Physion e tbem de nós alunos do curso de Pós Graduação em Quiropraxia, surge uma dúvida....Onde estava o Crefito 5 do estado do RS, visto que esse problema surgiu com a justiça desse estado???? Ele participou, apoiou ou se manifestou contrario a decisao judicial até entao favoravel aos quiropraxistas??? Peço isso pois enviei vários emails solicitando uma posiçao desse conselho diante do fato e em nenhum momento recebi resposta. Mas parabens ao Crefito 3 e ao seu presidente o Dr. Gil Lucio pela sua brilhante atuaçao em favor da classe dos fisioterapeutas, isso prova que este conselho do estado de Sao Paulo esta em sintonia com os anseios dos nossos colegas Fisioterapeutas....

Cleber Bombardelli disse...

POI SE JB STUDIO PILATES!!
como bem lembrado por vc, onde estava nosso crefito 5? mais uma vez nosso representante legal aqui do sul, se omitiu, ou melhor, ele nunca apareceu? cade a prsença da DRA Carla Dresch da Silveira? foi nescessario a intervençao do crefito 3, q vergonha para nos fisioterapeutas gauchos! ate para essa causa depedemos das competentes maos dos co-irmao paulistanos!! PARABENS CREFITO 3, PAREBENS INTSITUTO PHISION, PARABENS DR CALIL, PARABENS DRA INES, PARABENS JOEL! VCS SAO VENCEDORES

ha o "Bodanese" ficou bravinho hehe

Unknown disse...

Caro Cléber,
Você é um amigo fantástico e um exemplo de dedicação e respeito a sua profissão, que deveria ser seguido por todos os brasileiros.
Abraço forte e amigo,
Joel Eufrazio.

Quiropraxia Mooca-SP disse...

Caros Colegas,

Analisando a história da quiropraxia no Brasil vejo que tudo não passa de pessoas sem a menor preocupação com uma profissão e a população o grande interesse que move os fisioterapeutas a brigarem pela quiropraxia é o retorno financeiro dado por cursinhos de pós-graduação
Tudo isso começou em 06 de novembro de 1992quando foi fundada em São Pulo a ABQ – Associação Brasileira de Quiropraxia, para representar a quiropraxia brasileira dentro e fora do País: Marino Schuler assumiu a função de Presidente do Conselho Fiscal, Mitsuyoshi Nagaya, Tesoureiro, M. Matheus de Souza, Secretário e Sira Borges. Estes cinco fundaram a ABQ.
A ABQ conquista o credenciamento na WFC – Federação Mundial de Quiropraxia, com representatividade na Organização Mundial da Saúde ; Por não conseguir apresentar documentos que respaldassem sua qualificação como quiropraxista, e por não concordar com os demais membros da ABQ em promover a formação de quiropraxistas no Brasil dentro dos padrões internacionais da profissão Matheus de Souza teve seu descredenciamento dos órgãos internacionais da profissão e em 27 de outubro de 1994, na cidade de Porto Alegre, oficializou seu desligamento da Associação, em caráter irrevogável.
A partir desse fato Matheus de Souza passou a oferecer cursos a fisioterapeutas dentre eles a própria Dra. Inês Nakagima que portanto possui graduação de validade questionável. E hoje a Drª. Inês Nakagina leciona no curso de pós-graduação em Quiropraxia no instituto Physion.
Abram os olhos fisioterapeutas!!!!
Voltem na história e vejam quem está falando a verdade e quem está se enganado e deixando-se enganar.

Anônimo disse...

Caro Senhor:

Voce esta sendo mencionado em um email correndo na internet, que foi publicado aqui:

http://www.brasilianas.org/blog/luisnassif/clipping-do-dia-54

Como sendo de sua autoria. O senhor pode confirmar no blog, por favor?

Muito obrigado.

Ivan Moraes
Union, NJ

Carol disse...

Prof Gil,meu nome é Carolina Viesti Garrido, sou aluna do quarto ano de fisioterapia da PUC Campinas. Ontem eu estava assistindo a novela morde e assopra da rede globo, onde mostrou que um técnico de enfermagem realizava FISIOTERAPIA em um paciente sendo tratado de leucemia.Gostaria de pedir uma atitude do conselho, pois não dá para aceitar isso.Estudamos tanto para realizar uma fisioterapia com ética e responsabilidade e a rede globo degrine a nossa imagem.
Muito obrigada pela atenção.
Att
Carolina
01/09/2011

Karla Pol disse...

A a quiropraxia é reconhecida como profissão independente na área da saúde em 89 países. A graduação em quiropraxia possui uma carga horária de 4.500 horas, o profissional tem uma excelente base para tratar pacientes. Agora, vocês acham que, uma pessoa que faz pós graduação, que estuda menos de 10% da carga horaria da graduação, pode ser chamada ou considerada quiropraxista?? A fisioterapia é muito importante para reabilitação e outros procedimentos que condizem com a profissão, não será uma especialização de pouquíssimas horas que o fará ser um quiropaxista. Deixem os Bacharéis em quiropraxia fazerem quiropraxia, ao final eles estudaram para isso.